EGO x NEGÓCIO

A Jornada do Empreendedorismo

Ser empreendedor é deixar o orgulho de lado, colocar a mão na massa, estudar e fazer o que precisa ser feito - não interessa qual é a tarefa.

Ser empreendedor é um caminho que exige mais do que apenas grandes ideias e ambição. É uma jornada onde o ego precisa ser deixado de lado, e o foco deve estar na execução e na capacidade de adaptação. Aqui, exploraremos os principais pontos que definem a mentalidade empreendedora de sucesso.

Foco no Cliente

Por mais criativo, versátil e flexível que seja o empreendedor, é fundamental que ele seja capaz de se ater ao planejamento da empresa, ter metas definidas, buscar um modelo de negócios que seja viável e, principalmente, extirpar a vaidade. Uma empresa precisa servir primeiro ao cliente, depois a sua equipe e, consequentemente, o acionista vai ser beneficiado. Mas o cliente sempre deve estar em primeiro lugar.

O sucesso de um negócio não está apenas na inovação ou na capacidade de adaptação do empreendedor, mas na constante atenção às necessidades e expectativas dos clientes. A vaidade e o orgulho pessoal devem ser superados para que o foco permaneça no atendimento ao cliente, garantindo sua satisfação e fidelidade.

Ideias Todo Mundo Tem

O que diferencia um empreendedor do outro é sua capacidade de execução e sua maturidade para lidar com diferentes linhas de pensamento. Vale lembrar ainda que uma ideia sem capacidade de execução é apenas um sonho, e não tem valor de mercado.

No mundo dos negócios, ideias são abundantes, mas a verdadeira diferença está na capacidade de execução. A maturidade em lidar com diversas opiniões e a habilidade de transformar conceitos em realidade são o que distinguem empreendedores de sucesso dos demais.

A Mentalidade do Empreendedor

Sendo o CEO, o tio do cafezinho ou os dois, a empresa é sua e o sucesso também.

A mentalidade empreendedora vai além dos títulos e cargos. Seja liderando a empresa como CEO ou executando tarefas básicas, o empreendedor deve estar disposto a fazer o que for necessário para o sucesso do negócio. Essa flexibilidade e comprometimento são fundamentais para superar desafios e alcançar metas.

Ser empreendedor é um exercício contínuo de humildade, foco e execução. Deixar o ego de lado, centrar-se no cliente e transformar ideias em ações concretas são os pilares de um negócio bem-sucedido. Em última análise, o sucesso da empresa reflete diretamente a dedicação e a mentalidade de seu líder.

"Me tornei vencedor quando fui capaz de separar as necessidades do meu ego do ato de ganhar dinheiro."

— Marty Schartz

Eu sou Marcos Basseto,
Diretor de Arte, Designer e fundador da Bass.
Há mais de 15 anos buscando gerar valor através de marcas memoráveis. 🇧🇷
https://www.linkedin.com/in/basseto/
https://www.instagram.com/bassponto/
www.bassponto.com